Um software único especializado em medição e análise 3D para todos os dispositivos de medição 

 

Quando a empresa italiana Bruno Presezzi SpA, especializada em usinagem mecânica, decidiu adicionar a digitalização 3D para controle dimensional a outros sistemas já em uso, escolheu o PolyWorks® pela conveniência de ter um único software para todos os seus dispositivos de medição. 

Inspeção final de um disco de compressor para uma turbina a gás apalpando com uma máquina de medição Kronos da COORD3. 

A Bruno Presezzi é uma empresa em crescimento com 200 funcionários em Burago Molgora, localizada a 20 km ao nordeste de Milão, que opera no setor de engenharia metalúrgica. Um de seus principais negócios é a usinagem mecânica de grandes componentes, com tolerâncias muito precisas, além de uma divisão de carpintaria, também dedicada a peças grandes. Recentemente, essa empresa se envolveu no projeto e na fabricação de sistemas para peças fundidas de alumínio, bem como de turbinas de compressão, a vapor ou hidroelétricas. 

O desafio

A empresa Bruno Presezzi representa uma realidade imponente e variada, com estruturas operacionais internas que acompanham as atividades de projeto, montagem, usinagem mecânica e carpintaria, e tudo o que gira em torno delas. Mais especificamente, ela realiza controles de qualidade dimensional em 100% de sua produção. 

Os requisitos de qualidade estavam aumentando, especialmente no que diz respeito à usinagem mecânica - os clientes procuravam cada vez mais detalhes e precisão, particularmente em termos de tolerâncias geométricas, lineares e de montagem.  

Dessa forma, seu departamento de Controle de Qualidade decidiu adquirir um scanner óptico de máquina de medição por coordenadas MetraSCAN Black™|Elite da Creaform, um produto na fronteira da tecnologia com o qual eles podem capturar a forma completa dos componentes que produzem. O scanner pega milhões de pontos e produz uma malha poligonal que descreve com precisão a superfície medida. 

Além do scanner, o departamento também possuía um laser tracker FARO e uma máquina de medição por coordenadas da série Kronos da COORD3, cada um com seu próprio software nativo. Com o tempo, tornou-se complicado para os operadores gerenciar três tipos diferentes de software, mesmo com treinamento adicional. A Bruno Presezzi foi em busca de uma plataforma universal capaz de gerenciar todos os aparelhos de medição usando apenas um software. 

Sem Fantauzzi, Gerente de controle de qualidade na Bruno Presezzi.

A solução

Era essencial poder usar o mesmo software em todos os instrumentos de medição 3D. Após uma extensa pesquisa, a empresa decidiu recorrer à PolyWorks® da InnovMetric, uma empresa canadense dedicada exclusivamente a soluções inteligentes de software de metrologia 3D. E, mais especificamente, o PolyWorks|Inspector™, seu módulo para análise dimensional e controle de qualidade. E é justamente nesse contexto que foi criada a parceria com a PolyWorks Europa Italia, subsidiária da InnovMetric que comercializa PolyWorks e dá suporte técnico aos clientes. 

Para utilizar o software em três dispositivos diferentes, a Bruno Presezzi precisou de ajuda, especialmente no início, e a PolyWorks Europa Italia conseguiu isso treinando todos os inspetores de qualidade que realizam verificações dimensionais. “O apoio deles foi indispensável para nós”, comenta Sem Fantauzzi, Gerente de controle de qualidade, “Realmente foi e ainda é. Seu suporte técnico não se destina apenas a manter o software, mas também a encontrar soluções. Somos gratos por essa parceria contínua com um especialista para maximizar as possibilidades do PolyWorks para nossos processos.” 

Inspeção final de uma caixa de exaustão de turbina a gás com um laser tracker FARO.

 

Fantauzzi explica: “No ano passado, o PolyWorks ficou 100% operacional em todos os nossos controles dimensionais usando nossos três dispositivos de medição. E, quando contratamos novos funcionários, oferecemos um curso inicial para dar a eles um conhecimento básico do software imediatamente." 

Agora, além da apalpação, a digitalização é uma grande parte de seus processos de inspeção. Fantauzzi destaca: “Usamos o software principalmente para carpintaria e componentes brutos. A principal vantagem é que não precisamos mais fazer a apalpação na máquina: digitalizamos o espaço em branco e, se não for adequado para a peça acabada, passamos para a peça seguinte sem perder tempo e dinheiro. Além disso, ao contrário da apalpação, que sempre é realizada em um número limitado de pontos, com uma digitalização 3D capturamos milhões de pontos, destacando defeitos ou anomalias antes impossíveis de analisar. O PolyWorks faz uma interface perfeita com nosso scanner e lida com essas digitalizações grandes com muita eficiência.” 

 

Os benefícios

Diz Fantauzzi: “O primeiro benefício é usar um único software para fazer interface com nossos dispositivos de medição 3D, o que economiza treinamento e traz uma cultura de conhecimento compartilhado dentro da equipe de controle de qualidade. Mas não é só isso. Além da praticidade que podemos desfrutar todos os dias com um único software, o PolyWorks abriu as portas para análises e verificações que antes não conseguíamos realizar.” 

Ele continua: “Outra vantagem é poder usar vários dispositivos de medição no mesmo projeto de inspeção. Por exemplo, quando um componente tem dimensões e características que podem ser verificadas com uma digitalização, mas é necessário um laser tracker para uma verificação mais precisa do interior, podemos combinar as medições no mesmo projeto. O software realmente funciona com todos os dispositivos de medição e todos os dispositivos funcionam no mesmo projeto, graças a uma série de medições personalizadas que podem ser adicionadas.” 

A equipe de Fantauzzi também se beneficiou dos recursos de inspeção multipeças do PolyWorks: “Sempre falamos sobre a combinação de aquisição de dados e análise de dados, sobre como um não poderia existir sem o outro. Apesar de normalmente produzirmos peças individuais, um projeto envolveu a construção de 48 peças - palhetas-guia para a usina hidrelétrica Isola Serafini, no rio Pó. Com o apoio da PolyWorks Europa, adaptamos o programa para controlar a primeira peça para podermos usá-la com todas as peças subsequentes. Evitamos assim ter que recriar um novo programa para cada nova peça, o que acelerou muito os nossos processos.”  

Ele também conta com os poderosos recursos de script do PolyWorks para acelerar a inspeção de peças: "Para outro cliente, tivemos que analisar as tolerâncias geométricas em discos de turbinas, que podem ter dezenas e dezenas de fendas de palhetas com formas específicas. Com o PolyWorks, criamos macros: depois de a primeira fenda ser verificada corretamente, isso poderia ser repetido automaticamente para todas as outras fendas. A possibilidade de criar macros está sempre prevista, mesmo nas versões básicas do software. Eles podem ser criados em conjunto com o suporte técnico ou de forma independente, se você tiver as habilidades necessárias. Uma ampla seleção de macros úteis está disponível para download no site InnovMetric, uma versatilidade que apreciamos muito." 

Para concluir, Fantauzzi reflete sobre sua experiência com a PolyWorks e sua parceria com a PolyWorks Europa Italia: “O software é realmente completo em relação a todas as análises e todas as estruturas sobre as quais atuamos. Portanto, ele ampliou nossos horizontes sobre o tipo de controle necessário e as necessidades de nossos clientes.”